O Emersivo - Festival Itinerante de Cultura Emergente chega a Vila Ruiva, no Alentejo, em versão Pop-Up
O festival que teve como sua primeira paragem Famalicão, e que irá acabar a sua digressão de 2025 em Faro, chega a Vila Ruiva, no Concelho de Cuba, no dia 16 de agosto.
Distinto da sua paragem anterior, o Emersivo irá fazer uma versão mais pequena, que contempla apenas um palco mas garante que a programação que nele se apresenta é diversificada, representativa e de qualidade.
Desta vez o palco estará integrado no centro da pequena aldeia, vizinho de uma das construções mais emblemáticas para os locais - a igreja Matriz. O evento é de entrada livre e promete animar as ruas da aldeia com vários talentos com arranque às 21h e prolongando-se pela noite adentro.
Ainda estão por confirmar todos os artistas que subirão ao palco Emersivo, mas é possível adiantar que os Mutu são os primeiros confirmados.
Os Mutu já fizeram parte da primeira paragem do festival, que se realizou na Casa do Artista Amador do Louro, e foram convidados a repetir a dose em terras alentejanas. Os quatro bracarenses que constituem os Mutu prometem conduzir-nos numa viagem musical eclética, explorando os vários estilos favoritos dos seus membros: eletrónica, música tradicional, jazz, psicodelismo e até fado e pós-rock. Os tecidos musicais modernos são cobertos por uma voz que nos alerta para os problemas sociais e nos faz questionar a nossa existência e o poder da arte.
A segunda paragem do Emersivo nasce de uma iniciativa de A Tal Emersa, uma associação sem fins lucrativos, e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Freguesia de Vila Ruiva e Albergaria dos Fusos e do Município de Cuba. O evento é produzido pela Epopeia Records.